Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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AS APARÊNCIAS ENGANAM - A PESQUISA DE OPINIÃO NÃO SÓ PERSCRUTA INFORMAÇÕES: mediação da informação sobre violência contra a mulher na cidade de Bauru-SP
Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Célia Retz Godoy dos Santos

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir as pesquisas de opinião, como elemento gerador de conhecimento e de mediação da informação, exemplificando como se dá este processo a partir do relato das pesquisas realizadas, junto a mulheres bauruenses, para o projeto de extensão “Faces da informação e comunicação em saúde”, sobre a violência doméstica. Como metodologia, inicialmente apresenta-se algumas perspectivas sobre a pesquisa de opinião e mediação da informação, com a finalidade de desenhar um pano de fundo, tendo como base a literatura e algumas posições autorais. Posteriormente, relata-se o processo de pesquisa de opinião realizada em Bauru, SP, refletindo-se sobre o desenvolvimento e a constituição deste campo da pesquisa empírica usada para estudos de fenômenos sociais distintos, como mediadora nas diferentes opções e abordagens do conhecimento. O resultado neste caso é que o processo de pesquisa adquire um papel ativo na modelagem do contexto e repertório dos diversos públicos envolvidos e/ou perscrutados, uma vez que sua elaboração, execução e socialização dos dados, afetam não só o ambiente, mas outros fluxos e usos das informações sobre o assunto, interferindo no conhecimento  e construção da realidade destes, a partir das experiências vividas com o próprio processo de pesquisa: seja somente ao respondê-la e a refletir ou tomar contato com as questões propostas;  pelos dados encontrados, que envolvem novos conhecimentos; ou ainda, na articulação das atividades exigidas para sua elaboração, implicando na mediação da informação entre os próprios pesquisadores, via busca de informações, e também na disseminação da informação para a comunidade de mulheres da cidade.

Palavras-chave


Pesquisa de opinião; Mediação da informação; Conhecimento; Violência contra a mulher.

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