Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Tamanho da fonte: 
O BIBLIOTECÁRIO-NARRADOR E OS ENCONTROS NARRATIVOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: A MEDIAÇÃO ORAL DA LITERATURA POR VIDEOCONFERÊNCIA
Regiane Cristina Lopes da Silva

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre o bibliotecário-narrador e os encontros narrativos por videoconferência durante a pandemia de covid-19, com recorte no ano de 2020. O objetivo é catalisar a reflexão sobre a atuação do bibliotecário-narrador no incentivo à leitura literária em ambiente digital durante crises coletivas, como a gerada pelo novo coronavírus que ocasionou a interrupção de alguns serviços presenciais para implementação do isolamento social devido à proibição de aglomeração. Ajuntamento usual nos encontros narrativos presenciais em bibliotecas, sendo a modalidade por videoconferência uma opção possível de permanecer, de forma única ou mista com os encontros narrativos presenciais, na programação cultural da biblioteca. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de natureza bibliográfica e exploratória. Os resultados obtidos afirmam importância do incentivo à leitura literária em ambiente digital, especialmente por videoconferência, devido à possibilidade de interlocução simultânea entre os leitores participantes dos encontros narrativos e os autores das obras literárias mediadas. Consideramos que o bibliotecário-narrador pode, como nos encontros narrativos presenciais, emprestar sua voz para descortinar as vozes que as obras literárias carregam utilizando plataformas de videoconferência de fácil acesso que permitam uma mediação oral em tempo real, para que a interação social recíproca com os leitores seja mantida em ambientes digitais.

Palavras-chave


Bibliotecário-narrador; Encontros narrativos por videoconferência; Mediação oral da literatura por videoconferência; Contação de histórias por videoconferência; Pandemia de Covid-19.

Texto completo: PDF