Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: DISTRIBUIÇÃO DO ACERVO DE LITERATURA INFANTIL POR CORES
Clarice Luzia Casoni, Zoraide Aparecida Gasparini

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


A biblioteca escolar constitui um dos principais ambientes para fomentar a leitura no contexto escolar. Para isto, o acervo da biblioteca precisa ser diversificado e adequado aos educandos, com esta finalidade aliamos as ações de mediação da literatura por meio da adequação do acervo. O objetivo deste estudo é relatar uma ação de reorganização do acervo de literatura infantil, visando a mediação da literatura como prática de apoio à leitura nas séries iniciais, com ênfase na primeira infância. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi caracterizada como descritiva, possui caráter exploratório e abordagem qualitativa. Quanto a técnica utilizada na coleta de dados foi por meio da observação dos educandos, durante as visitas à biblioteca escolar de uma escola particular de Londrina. Os resultados obtidos por meio das observações serviram como base para o projeto intitulado Livros infantis: escolha seu livro conforme nível de compreensão textual. Para tanto, houve a necessidade da reorganização do acervo de literatura infantil, por cores e dividido em quatro níveis de letramento. Esta reordenação foi efetuada por meio da adequação na distribuição do acervo de literatura infantil por cores e proporcionou o livre acesso à literatura infantil e mais autonomia na escolha da literatura. Concluímos que a atuação da biblioteca escolar tendo como objetivo a mediação da leitura deve ser pensada, acerca tanto da estrutura física, como em relação à organização do acervo. Tendo em vista, favorecer o público-alvo a ser atendido.

Palavras-chave


: Mediação da leitura; Biblioteca escolar; Letramento literário; Distribuição do acervo por cores.

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