Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Tamanho da fonte: 
BIBLIOTECAS MULTINÍVEIS EXIGEM “MULTI-MEDIADORES”
Veronica Aparecida dos Santos, Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


Bibliotecas que atendem diferentes níveis educacionais, como as vinculadas aos Institutos Federais, são denominadas nesse trabalho como “bibliotecas multiníveis” e os profissionais que atuam nesse espaço como “multimediadores”. O objetivo é investigar quais são as habilidades necessárias para esse multi-mediador atender e mediar informação e conhecimento a diferentes públicos. Apresenta uma pesquisa básica, exploratória, com delineamento bibliográfico e documental. Tem como método o estudo de caso e como evidências de coleta a entrevista a partir de uma questão geração narrativa, a pesquisa documental e a revisão de literatura. Como resultados identifica que ser empático, acolhedor, protagonista, empreendedor, configura-se como algumas habilidades necessárias ao multi-mediador. Considera que as mediações deflagradas em bibliotecas multiníveis são complexas, pois lidam com públicos e demandas distintos.

Palavras-chave


Bibliotecas multiníveis; Bibliotecas dos Institutos Federais; Profissionais multi-mediadores; Habilidades do mediador.

Texto completo: PDF