Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS COMO FATOR DETERMINANTE PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ana Livia Cazane, Juliana Gabriela Spadoto de Barros

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico, enfocou os temas Mediação da Informação e Educação a Distância. Ao refletir sobre a sociedade atual, nos deparamos com uma cultura digital, contexto no qual a educação a distância vem conquistando protagonismo e sendo amplamente utilizada em todos os segmentos de ensino. Atualmente, em paralelo ao aumento da competitividade organizacional, e entendendo os espaços educacionais como instituições cujos atores atuam em estruturas similares aos organizacionais quanto à mediação de informação, temos a Educação a Distância, que no decorrer dos anos teve um notável avanço graças às Tecnologias da Informação e Comunicação. Dessa forma, este artigo procura iniciar uma reflexão sobre as perspectivas e ações da mediação da informação aplicadas na Educação a Distância na atualidade como ferramenta estratégica para proporcionar a construção de conhecimentos. Destaca-se que é evidente a importância da mediação no processo de aprendizagem, estabelecida pela figura do tutor, das próprias Tecnologias da Informação e Comunicação e do docente. Assim, para acessar seu acervo de conhecimento e transformar os dados recebidos em informação útil, o indivíduo/aluno em rede conta com a dupla mediação, primeiramente por meio da própria tecnologia envolvida nos ambientes virtuais que viabilizam o processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade e de forma ainda mais significativa envolvendo o papel do docente que não é mais definido apenas como transmissor de informação, mas como um mediador.

Palavras-chave


Mediação da informação; Educação a distância; Tecnologias da Informação e Comunicação.

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