Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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LEITURA, MEDIAÇÃO, TECNOLOGIA: ANÁLISE “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”
Angela Vicente Alonso Watari, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da leitura e da mediação na formação dos sujeitos. Considerando-se que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais presente na vida das pessoas e que essas tecnologias ocasionam transformações nas formas de se relacionar e lidar com a leitura, com o livro, com a literatura e com o leitor, torna-se crucial a reflexão sobre a relação entre esses elementos e suas contribuições para a formação de leitores. O procedimento metodológico se baseou em estudo teórico sobre o tema. Primeiramente, apresentam-se argumentos acerca da importância da leitura e do papel da mediação da leitura. Após, destaca-se o uso das tecnologias digitais no contexto da leitura e, por fim, discute-se a leitura e a mediação no contexto da obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak (2005). Como embasamento teórico, foram utilizados os trabalhos de autores que se dedicam ao estudo desses temas, como Almeida Júnior (2007, 2010), Bortolin (2001), Paulo Freire (2011), Martins (2012) e Rojo (2013). Do estudo podemos inferir que a mediação se faz presente em diversos contextos da sociedade contemporânea e que a escola e a biblioteca são espaços favoráveis para o incentivo e desenvolvimento do hábito da leitura nos indivíduos. Além disso, é fundamental que os profissionais que lidam com a mediação da leitura estejam preparados para lidar em ambientes digitais, para que possam promover mais dinamismo e engajamento dos novos leitores, por meio de recursos mais interessantes, atrativos, dinâmicos e atualizados.

Palavras-chave


Leitura; Mediação; Tecnologias Digitais

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