Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM ESTUDO PRELIMINAR NO ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE ARACAJU (APA)
Paulo Roberto Fernandes Junior, Martha Suzana Cabral Nunes

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


Este trabalho tem como tema a educação patrimonial em arquivos públicos a partir de uma proposta de uso da mediação cultural para fomentar a aprendizagem da cultura e dos bens patrimoniais nesse espaço. O objetivo principal é discutir o arquivo público como ambiente para a realização da mediação cultural e a promoção da educação patrimonial. Realiza-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, que se apropriou de autores da área da História, da Antropologia e da Ciência da Informação para construção teórica inicial da pesquisa de mestrado profissional em andamento. Compreende-se que a cultura é uma construção coletiva e se configura nas relações sociais e dialógicas entre os membros de uma comunidade, onde os espaços culturais como arquivos, bibliotecas e museus ganham relevância. Tais instituições são responsáveis pela salvaguarda da memória coletiva, promovendo a disseminação da cultura, do patrimônio, da memória e oportunizando o encontro da comunidade com sua história. Além disso, a construção da identidade de um povo passa pelo reconhecimento do patrimônio como um bem coletivo, mas exige que haja o desenvolvimento de ações educativas de modo a despertar nos sujeitos o interesse em sua preservação e conservação. Destaca-se, também, a importância da mediação cultural nesse contexto, de modo a facilitar o encontro do público com os objetos culturais em equipamentos culturais diversos, tais como os arquivos públicos.

Palavras-chave


Mediação cultural; Educação patrimonial; Objetos digitais de aprendizagem.

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