Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRODUZIDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA GERAÇÃO DA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE NO PANORAMA DE ANGOLA
Niembo Maria Daniel, Marta Lígia Pomim Valentim

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


O conhecimento produzido nas Instituições de ensino superior visa à geração de inovação, levando assim, ao desenvolvimento das instituições e da sociedade, em uma interação com os agentes de inovação. Para tanto, objetivou-se em analisar a mediação do conhecimento gerado nas universidades para propiciar a inovação. O estudo teve a predominância qualitativa, do tipo bibliográfico e documental. Para tanto, identificamos algumas leis e regulamentos institucionais no contexto de Angola em relação à pesquisa científica e inovação, visando ao desenvolvimento econômico e social. Verificou-se que a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação Nacional, ilustra um modelo inovativo onde destaca o papel do conhecimento produzido nas universidades, alinhada à interação com os demais setores como produtivo, social, tecnológico e inovativo. Contudo, no modelo apresentado, o Estado encontra-se no centro desta interação para exercer a promoção, auscultação, transferência e adaptação das suas ações. Apesar de teoricamente ser um modelo ideal, o País ainda apresenta défice de capital humano qualificado e pouco se tem feito para fomentar à pesquisa científica voltada à inovação. À nível das universidades de Angola pouco se aborda sobre os modelos de inovação, destacamos a importância do modelo de Tríplice Hélice tendo em vista os desafios do país, isto é, o alcance do desenvolvimento econômico e social.

Palavras-chave


Conhecimento; Instituições do Ensino Superior; Inovação.

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