Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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O LIVRO DE IMAGEM E A MEDIAÇÃO DA LEITURA EM FAMÍLIA
Ana Paula Pereira, Sueli Bortolin, Rovilson José da Silva

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


Discute o livro de imagem como narrativa a ser utilizada pela família na mediação da leitura. Destaca os pais, irmãos, tios, avós e primos como mediadores que podem fomentar a leitura com as crianças em casa, para além dos muros da escola e da biblioteca. Aborda os conceitos de protoleitura, pois a leitura do texto visual precede a constituição do texto verbal e a mediação fraterna, acolhedora e amorosa no ambiente familiar. Ressalta que o mediador de leitura na família precisa influenciar o leitor, sem impor escolhas ou posicionamentos frente ao texto visual, mas sabendo compreender os interesses e as necessidades da criança, ao motivar e escolher textos que propiciam a reflexão, o questionamento, a solução de problemas e o imaginário. Tem como objetivo demonstrar que a mediação com livros de imagem se configura como ação de incentivo à leitura do texto visual na família. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório. Conclui que a leitura do livro de imagem é uma experiência de aprendizagem e descoberta imprescindível às crianças tendo em vista que a narrativa visual estimula o aprendizado da linguagem não verbal igualmente necessária ao exercício do olhar, do prazer de ver e de ler, da criatividade e da imaginação.

Palavras-chave


Livro de imagem; Mediação da leitura; Mediação em Família.

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