Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE MUSEUS: SINERGIA NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS
Cláudia Maria Alves Vilhena, Célia da Consolação Dias

Última alteração: 2021-05-24

Resumo


Os museus são unidades de informação. Suas exposições são narrativas criadas por meio de diversas ações museológicas desenvolvidas pelos profissionais de museus. Assim sendo, alinhar todas as atividades dos profissionais torna-se necessário, para com isso, o museu comunicar junto à sociedade exposições que suscitem reflexões sobre o passado, o presente e o futuro. O objetivo do artigo é discutir a importância da mediação da informação entre os profissionais de museu para o exercício das atividades museológicas. O referencial teórico buscou na literatura temas relacionados à mediação da informação e profissional de museu. A metodologia de pesquisa utilizada foi uma revisão bibliográfica. Os resultados indicam que a informação e a mediação da informação, enquanto insumos estratégicos e organizacionais, agregam valor e competitividade dentro das instituições. Contudo, os gestores de museu, assim como sua equipe precisam entender que são eles os primeiros usuários da informação, com necessidades de informação e trocas de informações. Nessa perspectiva, a mediação da informação é a melhor maneira para construir uma sinergia favorável nas relações profissionais. Como conclusão, observou-se que quanto maior for o esforço coletivo e solidário, em relação ao uso da informação e dos recursos informacionais disponíveis na instituição museológica pelos profissionais, melhor será para o museu realizar o processo museológico e, consequentemente cumprir sua missão, qual seja: ser um palco de discussão através das exposições, a fim de contribuir para a reflexão da sociedade e com isso, promover o seu desenvolvimento.

Palavras-chave


Mediação da informação. Profissional de museu. Ciência da Informação. Sinergia.

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