Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Tamanho da fonte: 
ESTADO DA ARTE SOBRE MARKETING DIGITAL EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Allan Alberto Santos de Oliveira, Pablo Boaventura Sales Paixão

Última alteração: 2021-06-02

Resumo


O presente artigo tem por objetivo verificar a produção sobre a temática Marketing Digital em Turismo no âmbito da Ciência da Informação (CI), em razão da crescente utilização de estratégias de marketing em campanhas de comunicação das instituições em geral, partindo daí a concepção do uso de mediação da informação no marketing digital, elas já existentes ou em fase de planejamento. A metodologia utilizada partiu do levantamento bibliográfico em bases de dados, de caráter exploratório, com características na bibliometria e cientometria para entender como essa temática linha de pesquisa tem sido estudada por profissionais e pesquisadores da CI entre os anos de 2009 e 2020  Para tanto,  empregou-se a abordagem  quali-quantitativa, o que possibilitou a construção do estado da arte sobre o tema, apresentado em diagramas e quadros de forma quantitativa, assim como nas análises qualitativas dos trabalhos recuperados, que contam com aproximação com a temática investigada. As produções recuperadas foram analisadas, a fim de auxiliar interessados na temática para estruturar futuros estudos sobre o marketing digital para a mediação da informação na  CI. A análise evidenciou que o tema de pesquisa é bem embrionário no âmbito da mediação e disseminação da informação, sendo necessária a realização de pesquisas destinadas a articular essas práticas ao marketing digital aplicado no setor turístico.

Palavras-chave


Marketing digital; Turismo; Ciência da Informação; Mediação da Informação.

Texto completo: PDF