Portal de Conferências PPGCI/Unesp, III Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

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MEDIAÇÕES NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA SOCIAL DO PARANÁ
Tamires Cassia Rodrigues Okada, Natalia Rodrigues Delbianco, João Arlindo dos Santos Neto

Última alteração: 2021-05-22

Resumo


A mediação pode ser entendida como um meio de resolver conflitos e como ação de interferência em diferentes contextos e áreas do conhecimento. Esse trabalho investiga as mediações deflagradas na Biblioteca de uma Escola Social no interior do Paraná, assim visa identificar os tipos de mediação e elencar algumas ações realizadas que se configuram como mediações de acordo com a literatura científica das áreas de Ciência da Informação e Educação, promovendo uma interlocução entre os fazeres e os conceitos. Com relação aos procedimentos metodológicos apresenta um relato de experiência de pesquisa de campo, no qual o locus da pesquisa foi a Biblioteca Interativa de uma escola social paranaense. Como resultados e considerações do estudo, pode-se observar que estão presentes vários tipos de mediação, sendo possível identificá-las nas seguintes extensões: mediação da informação, mediação da leitura, mediação pedagógica, mediação cultural e mediação social; bem como pontuar algumas ações realizadas em cada uma delas, como por exemplo a contação de história, os saraus, oficinas. Assim, o estudo evidencia que o profissional da informação, o mediador, como protagonista social necessita de uma formação abrangente e não somente técnica, para que possa mediar além da informação, cultura e leitura, conteúdos pedagógicos e até conflitos.

Palavras-chave


Mediação em bibliotecas; Tipos de Mediação; Biblioteca Interativa; Biblioteca escolar.

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