3º Encontro Internacional de Dados, Tecnologia e Informação

Notícias

 

Anais do III DTI

 
Publicação dos Anais  
Publicado: 2021-03-30 Mais...
 

Prorrogação prazo para submissão de trabalhos

 
O prazo para submissão de trabalhos para o 3º DTI foi prorrogado até dia 31 de agosto de 2016.  
Publicado: 2021-03-30 Mais...
 

Eventos Anteriores

 
Acessem os eventos anteriores  
Publicado: 2021-03-30 Mais...
 
Outras notícias...

Breve histórico dos eventos anteriores

O Encontro sobre Dados, Tecnologia e Informação – DTI – reuniu, em sua primeira edição em 2013, pesquisadores nacionais e internacionais nas áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação e Administração entre outras. Naquele momento, o DTI consolidou sua natureza interdisciplinar e o GPNTI estabeleceu que o evento fosse realizado regularmente.

A sua segunda versão, também ocorreu na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/SP, em Marília, no período de 25 a 27 de agosto de 2014. Nesta versão discutiram-se aspectos ligados à natureza do tratamento e uso dos dados e da informação, bem como de sua estreita relação com o conhecimento.

A sua terceira edição, que ocorrerá em Marília, na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/SP, no período de 04 a 06 de outubro de 2016, tendo como tema central Ciência da Informação: Perspectivas, Tendências  e Interdisciplinaridades. Trata-se de um evento interdisciplinar que reunirá pesquisadores das áreas da Ciência da Informação, Design, Ciência da Computação, Administração, Comunicação, Memória, Curadoria Digital e Humanidades Digitais. O evento busca articular áreas emergentes relacionadas a Ciência da Informação, tecnologia e inovação, para pensar os seus pontos de convergência e interdisciplinaridade.

 

Definição do público alvo

O público alvo do evento é constituído, principalmente, por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros e intercambiários em nossas instituições nas áreas de Ciência da Informação, Design, Ciência da Computação, Administração, Comunicação, Memória, Curadoria Digital e Humanidades Digitais.

 

Eixos temáticos/Themes

  • Ciência da Informação: Interdisciplinaridades entre Arquitetura e Design da Informação;
  • Políticas Públicas de Cultura;
  • Curadoria e Cultura Digital;
  • Recursos tecnológicos e normativos para uma Web Social Semântica;
  • Metadados, Acesso e Recuperação de dados e Informação

 

Contextualização do Evento

A principal característica da Ciência da Informação é, contemporaneamente, a busca da constituição de uma nova epistemologia a ser consolidada a partir da passagem do estudo do documento para o estudo da informação e a necessidade de sua recuperação em sistemas colaborativos convergentes, essencialmente semânticos.

Para isso, aponta-se uma necessidade de treinamento dos profissionais da informação em uma sociedade que, atualmente, depende de informação tramitada por meio de variadas modalidades de suportes informacionais na comunicação da informação, caracterizando-a como multimodal e hibridizada: os resultados de hibridização das linguagens fogem às categorias tradicionais de documento, mas são portadores da informação que, para ser percebida, necessita ser apreendida na sua estrutura.

A reelaboração estética de informações em novas estruturas linguísticas convergentes redirecionadas para o sistema social por meio de discursos multimodais – sobrepõe-se continuamente por tais práticas, nas quais o autor visto como emissor tradicional das informações tende a ser abolido pela descentralização e simultaneidade na emissão dos fluxos de informação, pelo seu continuo reuso e disseminação.

Ambientes digitais modelados pela web colaborativa criam novas tendências e protocolos de informação com as quais se convive cotidianamente. A maneira como a informação está organizada por tais práticas podem ser entendidas como Design da Informação (DI), ciência provinda de um universo de interdisciplinaridades e convergências de linguagens que propõem uma nova ordenação de ideias e, portanto, exigem novas formas de recuperação das constituições informativas resultantes: a organização formal dos conteúdos informacionais é parte essencial da sua significação, de sua semântica e, ainda, é facilitadora dos processos de apropriação; logo, deve ser pensada como representação.

 

Conferências disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .