Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Os resumos expandidos são avaliados pelos(as) próprios(as) orientadores(as), antes da submissão do arquivo final nesta Plataforma.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Programa

IV FÓRUM DE DISCENTES E EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (IV FDECIN)

TEMA CENTRAL: MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

CANAL YOUTUBE PPGCI E SALAS GOOGLE MEET

 

DIA 21 DE OUTUBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA) - MANHÃ

08h00 – 08h15 – Abertura do IV Fórum de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (FDECIN) - (Palestra fechada para discente do programa via Google Meet)

Profa. Dra. Marta Lígia Pomim Valentim / Coordenadora PPGCI/Unesp

Hiperlink de acesso no Google Meet: meet.google.com/qsh-xfsz-abd

 

08h15 – 09h00 – Palestra: Onde publicar na situação atual do novo Qualis Capes? (Palestra fechada para discente do programa via Google Meet)

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Cândido de Almeida / Vice Coordenador PPGCI/Unesp

Hiperlink de acesso no Google Meet: meet.google.com/qsh-xfsz-abd

09h00 – 09h30 – Perguntas e Debate

 

09h30 – 10h30 – Palestra Magna: Multiculturalismo e diversidade cultural na Ciência da Informação (Palestra aberta via canal do YouTube e Google Meet)

Palestrante: Profa. Dra. Maria Aparecida Moura (UFMG)

Mediação: Doutoranda Graziela dos Santos Lima (Unesp/Marília)

Hiperlink de acesso ao YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KIFGFjFVIt0

10h30 – 11h00 – Perguntas e Debate

 

11h00 – 12h00 – Início das apresentações de trabalhos

11h00 – 12h00 – Bloco 1 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (5 Trabalhos - Salas Google Meet) (Fechado somente para discente do programa via Google Meet)

(Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 30 minutos para perguntas/debates de todos os trabalhos apresentados)

Hiperlink de acesso Bloco 1 de apresentação de trabalho: meet.google.com/jxr-ytyx-brd

Horário

Título do Trabalho

Autoria

1

11:00 - 11:10

Gestão dos fluxos de informação de uma secretaria de estado de justiça do Norte Do Brasil

Denise Andrade;

Marta Lígia Pomim Valentim

2

11:10 - 11:20

O redesign dos metadados descritivos do Acess To Memory (Atom) para curadoria digital de acervos museológicos

Lucineia da Silva Batista; Maria José Vicentini Jorente

3

11:20 - 11:30

Gênero, política e informação: estudo sobre as barreiras de acesso à informação enfrentadas por mulheres na política

Beatriz de Oliveira Benedito;

Luana Maia Woida

4

11:30 - 11:40

Um museu no metrô: diversidade sexual, sociabilidade e ativismo LGBTQ+

Jean Fernandes Brito;

Daniel Martínez-Ávila

5

11:50 - 12:00

PNLL Latino-americanos ante o ODS 4 da agenda 2030: análise comparativa para conformar tendências em educação de qualidade para políticas públicas de promoção do livro e leitura

Everton da Silva Camillo;

Claudio Marcondes de Castro Filho

12h00 –12h30 - Perguntas e Debate

12h30 – 14h30 – Almoço

 

DIA 21 DE OUTUBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA) - TARDE

14h30 – 15h30 – Bloco 2 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (6 Trabalhos - Salas Google Meet) (Fechado somente para discente do programa via Google Meet)

(Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 30 minutos para perguntas/debates de todos os trabalhos apresentados)

Hiperlink de acesso Bloco 2 de apresentação de trabalho: meet.google.com/rqw-hpnw-bny

Horário

Título do Trabalho

Autoria

1

14:30 - 14:40

Dinâmica de uso de dados do detentor governo por produtores no contexto do desenvolvimento rural

Jacquelin Teresa Camperos Reyes;

Ricardo César Gonçalves Sant’Ana

2

14:40 - 14:50

Gestão da informação em contexto organizacional: estudo de caso de micro e pequenas empresas do setor de confecção

Gustavo Gonçalves Colombo; Marta Lígia Pomim Valentim

3

14:50 - 15:00

Uma abordagem sobre crawler focado e técnicas de clustering como recursos complementares no processo de recuperação da informação

Claudio Roberto de Oliveira Conceição;

Edberto Ferneda

4

15:00 - 15:10

Impacto da ciência nas mídias sociais: um estudo altmétrico nos periódicos Nature, Science e Plos One

Natalia Rodrigues Delbianco; Maria Cláudia Cabrini Grácio

5

15:10 - 15:20

Arquivos pessoais e a construção de memórias sob a perspectiva dos estudos de gênero

Maítha Elena Tosta Graziano;

Maria Leandra Bizello

6

15:20 – 15:30

Recuperação semântica da informação em prontuários eletrônicos do paciente

Fabrício Amadeu Gualdani; Leonardo Castro Botega

15h30 – 16h00 – Perguntas e Debate

 

16h00 – 17h30 – Bloco 3 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (9 Trabalhos - Salas Google Meet) (Fechado somente para discente do programa via Google Meet)

(Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 30 minutos para perguntas/debates de todos os trabalhos apresentados)

Hiperlink de acesso Bloco 3 de apresentação de trabalho: meet.google.com/rxb-dnri-pct

Horário

Título do Trabalho

Autoria

1

16:00 – 16:10

Análise do tesauro da Unesp sob a perspectiva da abordagem facetada

Samantha Augusta dos Santos de Jesus;

Walter Moreira

2

16:10 – 16:20

Estudo da importância dos logs de busca de usuários em repositórios institucionais

Isaque Katahira;

Mariângela Spotti Lopes Fujita

3

16:20 –16:30

Uma perspectiva social para o design da informação: organização, apresentação, representação e recuperação da informação em ambientes digitais e-saúde na web

Laís Alpi Landim; Maria José Vicentini Jorente

5

16:30 – 16:40

Clarice Lispector na organização e representação do conhecimento: proposta de um modelo de leitura para textos narrativos de ficção do gênero conto

Larissa de Mello Lima;

João Batista Ernesto de Moraes

5

16:40 – 16:50

A fotografia no cenário arquivístico: a compreensão da linguagem e a sua institucionalização

Bruno Henrique Machado; Telma Campanha de Carvalho Madio

6

16:50 – 17:00

O papel da informação na preservação da cultura alimentar brasileira: uma análise do catálogo arca do gosto

Gabrieli Aparecida da Fonseca; Sônia Troitiño

7

17:00 – 17:10

Diagnóstico de arquivos sobre a ótica holística: a construção de um modelo teórico prático para ambientes organizacionais

Maria Fabiana Izídio de Almeida Maran; Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

8

17:10 – 17:20

Modelo de especificação do fluxo informacional no contexto da EAD no ensino superior

Késsia Rita da Costa Marchi; Leonardo Castro Botega

9

17:20 – 17:30

A inteligência artificial na altmetria: uma perspectiva de análise qualitativa

Ronnie Shida Marinho; José Eduardo Santarem Segundo

17h30 - 18h00 - Perguntas e Debate

 

DIA 22 DE OUTUBRO DE 2020 (QUINTA-FEIRA) - MANHÃ

09h00 – 10h00 – Palestra: Pense como uma feminista: epistemologias de resistências no enfrentamento do “novo normal” (Palestra aberta via canal do YouTube e Google Meet)

Palestrante: Profa. Dra. Larissa Maués Pelúcio Silva (Unesp/Bauru)

Mediação: Francisco Arrais Nascimento (Unesp/Marília)

Hiperlink de acesso ao YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wrOwbat92dA

10h00 – 10h30 – Perguntas e Debate

 

10h30 – 12h00 – Bloco 4 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (9 Trabalhos - Salas Google Meet) (Fechado somente para discente do programa  via Google Meet)

(Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 30 minutos para perguntas/debates de todos os trabalhos apresentados)

Hiperlink de acesso Bloco 4 de apresentação de trabalho: meet.google.com/evo-extk-per

Horário

Título do Trabalho

Autoria

1

10:30 - 10:40

Modelo estrutural de governança da informação: políticas arquivísticas em mídias sociais

Anahi Rocha Silva;

Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

2

10:40 - 10:50

Gestão da informação aplicada à administração tributária municipal

Meiriellen Cristina Faria Melges; Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

3

10:50 – 11:00

Reflexos da pós-verdade na organização do conhecimento: um estudo da condição de vulnerabilidade das adolescentes refugiadas

Mariana Rodrigues Gomes de Mello; Daniel Martínez-Ávila

4

11:00 - 11:10

Pragmatismo Peirceano e a concepção de informação: contribuições à ciência da informação e a organização da informação

Sônia Cristina Bocardi de Moraes; Carlos Cândido de Almeida

5

11:10 - 11:20

Bibliotecas especializadas em música no Brasil: a análise de instrumentos auxiliares utilizados além da classificação para a representação de materiais

Fernanda Carolina Pegoraro Novaes; Walter Moreira

6

11:20 – 11:30

Bases conceituais e formativas do tratamento temático da informação no Brasil

Lais Pereira de Oliveira; Daniel Martínez-Ávila; Maria Cláudia Cabrini Grácio

7

11:30 – 11:40

Mediação da informação para transformação social: ressignificação das minorias socioculturais na política pública para ingresso nas universidades

Marcela Arantes Ribeiro; Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

8

11:40 – 11:50

Coautoria científica no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: um estudo na Fatec Garça (2014-2018)

Regina Ferreira da Rocha; Maria Cláudia Cabrini Grácio

9

11:50 – 12:00

O design da informação como estratégia para comunicação em saúde: a utilização da informação visual no auxílio às famílias de crianças com microcefalia

Nandia Leticia Freitas Rodrigues; Maria José Vicentini Jorente

12h00 – 12h30 – Perguntas e Debate

12h30 – 14h30 – Almoço

 

DIA 22 DE OUTUBRO DE 2020 (QUINTA-FEIRA) - TARDE

14h30 – 15h30 – Bloco 5 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (6 Trabalhos - Salas Google Meet) (Fechado somente para discente do programa via Google Meet)

(Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 30 minutos para perguntas/debates de todos os trabalhos apresentados)

Hiperlink de acesso Bloco 5 de apresentação de trabalho: meet.google.com/kos-idvc-ffx

Horário

Título do Trabalho

Autoria

1

14:30 – 14:40

O sujeito informacional no contexto dos estudos em informação e tecnologia no cenário da Ciência da Informação: trajetória e perspectivas, teorias e práticas

Fernanda Alves Sanchez; Silvana Ap. B. G. Vidotti; Fernando Luiz Vechiato

2

14:40 – 14:50

A construção da mediação cultural como um conceito na área de comunicação e informação

Beatriz Andreotti dos Santos; Tamara de Souza Brandão Guaraldo;

3

14:50 – 15:00

Modelo de arquitetura da informação no âmbito de domínios críticos

Jordan Ferreira Saran; Leonardo Castro Botega

4

15:00 – 15:10

Informação e conhecimento no domínio do cuidado em saúde mental pelo profissional de educação física

Patrícia Amanda Serafim; Daniel Martínez-Ávila

5

15:10  - 15:20

Escritório de comunicação científica em bibliotecas universitárias: em busca de parâmetros para o Brasil

Eduardo Graziosi Silva; José Augusto Chaves Guimarães

6

15:20 – 15:30

Design da informação na convergência de recursos imagéticos e elementos textuais em ambientes digitais de museus

Stephanie Cerqueira Silva; Maria José Vicentini Jorente

15h30 – 16h00 – Perguntas e Debate

 

16h00 – 17h20 – Bloco 6 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (7 Trabalhos - Salas Google Meet) (Fechado somente para discente do programa via Google Meet)

(Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 30 minutos para perguntas/debates de todos os trabalhos apresentados)

Hiperlink de acesso Bloco 6 de apresentação de trabalho: meet.google.com/fwb-fipo-kpj

Horário

Título do Trabalho

Autoria

1

16:00 – 16:10

Indexação de fotografias: análise comparativa dos métodos propostos para bibliotecas

Ilana Lopes Matias;

Telma Campanha de Carvalho Madio

2

16:10 – 16:20

Os comportamentos de cidadania organizacional e o contrato psicológico como catalisadores da gestão do conhecimento nas empresas de software

Leonardo Pereira Pinheiro de Souza;

Cássia Regina Bassan de Moraes

3

16:20 – 16:30

Garantia cultural no tratamento temático de acervos de animação

Admeire da Silva Santos Sundström;

João Batista Ernesto de Moraes

4

16:30 – 16:40

Inteligência artificial em bibliotecas: revisão sistemática de literatura

Antonio Victor Wolf Tadini; José Eduardo Santarem Segundo

5

16:40 – 16:50

Library Reference Model (LRM), Resource Description And Access (RDA) e Bibliographic Framework (bibframe): representação de dados bibliográficos no linked data

Heytor Diniz Teixeira;

Rachel Cristina Vesu Alves

6

16:50 – 17:00

Uso de linguagem de indexação na representação temática de livros em bibliotecas universitárias: observação com protocolo verbal individual

Jéssica Beatriz Tolare;

Mariângela Spotti Lopes Fujita

7

17:00 – 17:10

Institucionalização do conceito de conhecimento na Ciência da Informação brasileira: uma análise de domínio

Isabela Santana de Moraes; Walter Moreira

17h20 – 17h50 – Perguntas e Debate

 

DIA 23 DE OUTUBRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA) - MANHÃ

09h00 – 10h00 – Palestra: Gestão e mediação da informação: a situação da violência doméstica frente à pandemia do Covid-19 na cidade de Bauru (Palestra aberta via canal do YouTube e Google Meet)

Palestrante: Profa. Dra. Tamara de Souza Brandão Guaraldo (Unesp / Bauru / Marília)

Mediação: Larissa Mello Lima (Unesp/Marília)

Hiperlink de acesso ao YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zMY-2Eau4ds

10h00 – 10h30 – Perguntas e Debate

 

10h30 – 11h30 – Palestra: Inclusão, exclusão e informação (Palestra aberta via canal do YouTube e Google Meet)

Palestrante: Prof. Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior (Unesp/Marília

Mediação: Edmilson Alves dos Santos Júnior (Unesp/Marília)

Hiperlink de acesso ao YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=G8gQ2MEpk-I

11h30 - 12h00 – Perguntas e Debate

 

DIA 23 DE OUTUBRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA) - TARDE

14h00 – 15h30 – Minicurso 1 (Sala 1 - meet.google.com/obj-dqjy-zyv) (Minicurso aberto via Google Meet)

Como documentar meu Currículo Lattes para processos seletivos?

Ministrante: Richele Grenge Vignoli (Unesp/Marília)

Auxiliar: Edmilson Alves dos Santos Júnior (PPGCI/Unesp)

 

14h00 – 15h30 – Minicurso 2 (Sala 2 – meet.google.com/jto-tcap-xqh) (Minicurso aberto via Google Meet)

Como aumentar índices altmétricos no Research Gate?

Ministrante: Carla Mara Hilário (Egressa)

Auxiliar: Fernanda Sanches (PPGCI/Unesp)

 

14h00 – 15h30 – Minicurso 3 (Sala 3 – meet.google.com/mbj-jxbi-yzr) (Minicurso aberto via Google Meet)

Gerenciamento Bibliográfico: o uso do software Mendeley

Ministrante: Lidyane Silva Lima (Unesp/Marília)

Auxiliar: Marcela Arantes Ribeiro (PPGCI/Unesp)

 

15h30 – 16h30 – Mesa Redonda: Relatos de Experiência de Egressos do PPGCI (Mesa redonda aberta via YouTube)

  • Egresso - Linha 1 – Fernando Luíz Vechiato - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Egresso - Linha 2 - Ana Laura Silva Xavier - Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, Marília, SP.
  • Egresso - Linha 3 - Ciro Athayde Barros Monteiro - Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ)-  Ribeirão Preto, SP.

Mediação: Jean Brito (Unesp/Marília)

Hiperkink de acesso ao You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=nwnEu02aRZk

15h30 – 16h00 – Perguntas e Debate

 

16h00 – 16h15 – Encerramento – Fala das representantes discentes

 

Diretrizes para Autores

Os discentes do PPGCI Unesp podem enviar resumo expandido, contemplando o projeto que está sendo desenvolvido no âmbito de suas teses ou dissertações.

Assim, cada discente somente pode enviar um único resumo expandido, sendo o aluno o primeiro autor e o(a) orientador(a) o segundo autor.

O resumo expandido não pode ter mais que 3 páginas (enviar em formato .DOC ou DOCX), contemplando os seguintes itens:

- Introdução;

- Procedimento Metodológicos;

- Resultados Parciais ou Finais;

- Considerações Parciais ou Finais;

- Referências.

O resumo expandido deve seguir o template e ser submetido na Plataforma OCS de 31 de agosto a 30 de setembro de 2020.

Os resumos expandidos devem ser enviados primeiramente ao orientador(a) para somente após as correções e ajustes serem submetidos no sistema OCS.

Há uma única modalidade de apresentação que é Apresentação Oral, e o autor deverá indicar ao submeter o trabalho a qual Linha de Pesquisa o seu projeto está vinculado.

Os resumos expandidos submetidos serão apresentados entre os dias 21 a 23 de outubro de 2020. Cada apresentação deverá ter no máximo 10 minutos e, posteriormente, será publicado o caderno de resumos dos projetos apresentados.

IMPORTANTE: O IV FDECIN pode receber apenas 39 trabalhos que, por sua vez, serão distribuidos para apresentação entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020. Dessa maneira, apenas os primeiros 39 resumos submetidos na Plataforma OCS serão colocados na programação final do Evento.

 

Datas Importantes

Submissão de resumos: De 31 de agosto a 30 de setembro de 2020

Apresentação dos projetos de tese e dissertação: de 21 a 23 de outubro de 2020

 

Mini Cursos

DIA 23 DE OUTUBRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA) - TARDE

 

14h00 – 15h30 – Minicurso 1 (Sala 1 - meet.google.com/obj-dqjy-zyv) (Minicurso aberto via Google Meet)

Como documentar meu Currículo Lattes para processos seletivos?

Ministrante: Richele Grenge Vignoli (Unesp/Marília)

Auxiliar: Edmilson Alves dos Santos Júnior (PPGCI/Unesp)

 

14h00 – 15h30 – Minicurso 2 (Sala 2 – meet.google.com/jto-tcap-xqh) (Minicurso aberto via Google Meet)

Como aumentar índices altmétricos no Research Gate?

Ministrante: Carla Mara Hilário (Egressa)

Auxiliar: Fernanda Sanches (PPGCI/Unesp)

 

14h00 – 15h30 – Minicurso 3 (Sala 3 – meet.google.com/mbj-jxbi-yzr) (Minicurso aberto via Google Meet)

Gerenciamento Bibliográfico: o uso do software Mendeley

Ministrante: Lidyane Silva Lima (Unesp/Marília)

Auxiliar: Marcela Arantes Ribeiro (PPGCI/Unesp)

 

Comissão Organizadora

Comissão Central

Marta Lígia Pomim Valentim

Carlos Cândido de Almeida

Graziela dos Santos Lima

Richele Grenge Vignoli

 

Comissão organizadora

Bruno Henrique Machado

Edmilson Alves dos Santos Júnior

Fernanda Fúrio Crivellaro

Fernanda Alves Sanchez

Jean Marcel Caum Camoleze

Maria Fabiana Izídio de Almeida Maran

Fernanda Sanches

Marcela Arantes Ribeiro

 

Comissão científica

Maria Aparecida Jacques de Arruda

Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro

 

Mediação de Mesas

Graziela dos Santos Lima

Francisco Arrais Nascimento

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos

Edmilson Alves dos Santos Júnior

 

Suporte Técnico

Caio Saraiva Coneglian

Éder Antonio Pansani Júnior

Fábio Mosso Moreira

 

Conselho PPGCI

Edberto Ferneda

Helen de Castro Silva Casarin

Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

Maria Cláudia Cabrini Grácio

Maria José Vicentini Jorente

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti

Walter Moreira



Realização: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Unesp)