- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Política de Acesso às Edições Anteriores
- » Programa Final
- » Diretrizes para Autores
- » Datas Importantes
- » Mini Cursos
- » Comissão Organizadora
Processo de Avaliação pelos Pares
Os resumos expandidos são avaliados pelos(as) próprios(as) orientadores(as), antes da submissão do arquivo final nesta Plataforma.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Programa Final
V FÓRUM DE DISCENTES E EGRESSOS DO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (V FDECIN)
TEMA CENTRAL: Fake news e desinformação em tempos de Pandemia
CANAL YOUTUBE PPGCI E SALAS GOOGLE MEET
DIA 22 DE SETEMBRO DE 2021 (QUARTA-FEIRA) - MANHÃ
08h30 – 09h00 – Abertura do V Fórum de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (FDECIN) - (Palestra fechada para discente do programa via Google Meet)
Profa. Dra. Helen de Castro Silva Casarin / Coordenadora PPGCI/Unesp
Link de acesso ao Google Meet:
https://meet.google.com/chf-kzqy-kry?authuser=0&hs=122&ijlm=1628002335770
09h00 – 09h30 – Palestra: Pesquisa e produção acadêmica (Palestra fechada para discente do programa via Google Meet)
Palestrante:
Prof. Dr. Oswaldo Francisco Almeida Júnior (UNESP)
Docente do PPGCI/Unesp
Link de acesso ao Google Meet: https://meet.google.com/vte-jkgn-odj?authuser=009h30 – 10h00 – Perguntas e Debate
10h00 – 10h30 – Intervalo
10h30 – 11h30 – Palestra de Abertura: Ciência da Informação e pós-verdade (Palestra aberta via StreamYard e Canal PPGCI do YouTube)
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG)
Mediação: Ms Marcela Arantes Ribeiro (UNESP)
Link de acesso ao YouTube (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=RatBCHRgqsw
Link de acesso ao StreamYard (Palestrantes): https://streamyard.com/n5j5tdtkep11h30 – 12h00 – Perguntas e Debate
12h00 – 14h00 – Almoço
DIA 22 DE SETEMBRO DE 2021 (QUARTA-FEIRA) - TARDE
14h00 – 18h00 – Apresentação de Pesquisas em Andamento
Link de acesso ao Bloco 1 de apresentação de trabalho (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=azcPRPtS-Y8
Link StreamYard (Mediadores e apresentadores): https://streamyard.com/gdxjgyyjty
DIA 23 DE SETEMBRO DE 2021 (QUINTA-FEIRA) - MANHÃ
08h30 – 09h30 – Palestra: Fake news, Desinformação e Ciência da Informação
Palestrante: Prof. Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira (UFPB)
Mediação: Ms. Rafaela Carolina (UNESP)
Link de acesso ao YouTube (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=s2_iuvWEJ_g
Link de acesso ao StreamYard (Palestrantes): https://streamyard.com/bym9kzy8ck
09h30 – 10h00 – Perguntas e Debate
10h00 – 10h30 – Intervalo
10h30 – 12h00 – Bloco 2 - Apresentação de Pesquisas em Andamento
Link de acesso ao Bloco 2 de apresentação de trabalho (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=_rJRzS43_4I
Link do StreamYard (Mediadores e apresentadores): https://streamyard.com/3h2yt8qqmx
DIA 23 DE SETEMBRO DE 2021 (QUINTA-FEIRA) - TARDE
14h00 – 18h00 – Apresentação de Pesquisas em Andamento
Link de acesso ao Bloco 3 de apresentação de trabalho (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=3bOCeunv6aQ
Link do StreamYard (Mediadores e apresentadores): https://streamyard.com/8me9dp93k9Link de acesso ao Bloco 4 de apresentação de trabalho (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=cR-rCmcDwfg
Link do StreamYard (Mediadores e apresentadores): https://streamyard.com/2bg252p6m6
DIA 24 DE SETEMBRO DE 2021 (SEXTA-FEIRA) - MANHÃ
08h30 – 09h30 – Palestra: Saúde mental no âmbito da Pós-graduação em tempos de Pandemia
Palestrante: Ms. Mary Elizabeth Sampaio de Oliveira Farias (Unesp)
Mediação: Ms. Patricia Amanda Serafim (Unesp)
Link de acesso ao YouTube (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=anuY4fdkDg8
Link de acesso ao StreamYard (Palestrantes): https://streamyard.com/dtgfasaqqq
09h30 – 10h00 – Perguntas e Debate
10h00 – 10h30 – Intervalo
10h30 – 12h00 – Bloco 5 - Apresentação de Pesquisas em Andamento
Link de acesso ao Bloco 5 de apresentação de trabalho (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=5tsXoBc4RvM
Link do StreamYard (Mediadores e apresentadores): https://streamyard.com/7cy8hawxac
DIA 24 DE SETEMBRO DE 2021 (SEXTA-FEIRA) - TARDE
14h00 – 15h30 – Minicurso 1 (Sala 1 - https://meet.google.com/gpf-iswd-icr?authuser=0&hs=122&ijlm=1628002388432
Agência de checagens para análise de fatos
Ministrante: Ms. Janaína Fernandes Guimarães Polonini (UNESP/UNIRIO)
Auxiliar: Ms. Régis Martins (UNESP)
14h00 – 15h30 – Minicurso 2 (Sala 2 – Comitê de Ética e Plataforma Brasil: algumas reflexões introdutórias) https://meet.google.com/ssg-cbor-vua?authuser=1&hs=122&ijlm=1631372980721
Ministrante: Ms. Mariana Rodrigues Gomes de Mello (UNESP)
Auxiliar: Ms. Stephanie Cerqueira Silva (UNESP)
14h00 – 15h30 – Minicurso 3 (Sala 3 – Análise relacional de citacão e o uso do vosviwer) https://meet.google.com/dbr-dbaq-fom?authuser=0&hs=122&ijlm=1628003080107
Ministrante: Ms. Rafael Gutierres Castanha (UNESP)
Auxiliar: Ms. Bianca Savegnago de Mira (UNESP)
15h00 – 15h30 – Mesa Redonda: Relatos de Experiência de Egressos do PPGCI (Mesa redonda aberta via YouTube)
Egresso - Linha 1 – Prof. Dr. Fernando de Assis Rodrigues (UFPA)
Egresso - Linha 2 – Profa. Dra. Mona Cleide Quirino da Silva Farias (UFS)
Egresso - Linha 3 – Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge (UNIMAR)
Mediação: Profa. Dra. Heloá Cristina Camargo de Oliveira (UEL)
Hiperkink de acesso ao You Tube (Telespectadores): https://www.youtube.com/watch?v=PRfMBbmQCaA
Link no StreamYard (Mediadores e integrantes da mesa): https://streamyard.com/7fkp2zwpwx
15h30 – 16h00 – Perguntas e Debate
16h00 – 16h15 – Encerramento – Fala dos representantes discentes
Diretrizes para Autores
Os discentes do PPGCI Unesp podem enviar resumo expandido, contemplando o projeto que está sendo desenvolvido no âmbito de suas teses ou dissertações.
Assim, cada discente somente pode enviar um único resumo expandido, sendo o(a) aluno(a) o primeiro autor e o(a) orientador(a) o segundo autor.
O resumo expandido não pode ter mais que 4 páginas (enviar em formato .DOC ou DOCX), contemplando os seguintes itens:
- Introdução;
- Procedimento Metodológicos;
- Resultados Parciais ou Finais;
- Considerações Parciais ou Finais;
- Referências.
O resumo expandido deve seguir o template e ser submetido na Plataforma OCS de 05 de setembro a 06 de outubro de 2022.
Os resumos expandidos devem ser enviados primeiramente ao orientador(a) para somente após as correções e ajustes serem submetidos no sistema OCS.
Há uma única modalidade de apresentação que é Apresentação Oral, e o(a) autor(a) deve indicar ao submeter o trabalho a qual Linha de Pesquisa o seu projeto de pesquisa está vinculado.
Os resumos expandidos submetidos serão apresentados entre os dias 17 a 19 de outubro 2022. Cada apresentação deverá ter no máximo 10 minutos e, posteriormente, será publicado o caderno de resumos dos projetos apresentados.
IMPORTANTE: O IV FDECIN pode receber apenas 39 trabalhos que, por sua vez, serão distribuidos para apresentação entre os dias 22 a 24 de setembro de 2021. Dessa maneira, apenas os primeiros 39 resumos submetidos na Plataforma OCS serão colocados na programação final do Evento.
Datas Importantes
Submissão de resumos: De 30 de agosto a 19 de setembro de 2021
Apresentação dos projetos de tese e dissertação: de 22 a 24 de setembro de 2021
Mini Cursos
14h00 – 15h30 – Minicurso 1 (Sala 1) (Minicurso aberto via Google Meet)
Agência de checagens para verificação de fatos
Ministrante: Ms. Janaína Fernandes Guimarães Polonini (UNESP/UNIRIO)
Auxiliar: Ms. Régis Martins (UNESP)
14h00 – 15h30 – Minicurso 2 (Sala 2) (Minicurso aberto via Google Meet)
Comitê de Ética e Plataforma Brasil: algumas reflexões introdutórias)
Ministrante: Ms. Mariana Rodrigues Gomes de Mello (UNESP)
Auxiliar: Ms. Stephanie Cerqueira Silva (UNESP)
14h00 – 15h30 – Minicurso 3 (Sala 3) (Minicurso aberto via Google Meet)
Análise relacional de citacão e o uso do vosviwer
Ministrante: Ms. Rafael Gutierres Castanha (UNESP)
Auxiliar: Ms. Bianca Savegnago de Mira (UNESP)
Comissão Organizadora
Comissão Central
Profa. Dra. Helen de Castro Silva Casarin
Prof. Dr. Carlos Cândido de Almeida
Ms. Wilson Roberto Veronez Júnior
Ms. Valdirene Aparecida Pascoal
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Realização: Representação Discente 2021
Apoio: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação